segunda-feira, 22 de abril de 2013

Morte na panela: Governo encontra substância de risco na comida brasileira


Notícias Gospel Morte na panela: Governo encontra substância de risco na comida brasileira | Noticia Evangélica Gospel
Apesar de saborosos, alimentos como refrigerante, sorvete e salgadinhos são ricos em sódio e fazem mal à saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação de consumo máximo diário de sal é de menos de cinco gramas por pessoa. Porém, dados do IBGE revelam que o consumo do brasileiro está em 12 gramas diários, ou seja: o dobro do indicado pela OMS.
A nutricionista do Ministério da Saúde (MS), Roberta Azevedo, diz que o consumo em excesso de sódio pode provocar várias doenças, como o câncer. “O consumo de sódio em longo prazo pode gerar hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, podendo causar até câncer de estômago também”, disse.
Roberta Azevedo também orienta que uma boa maneira de diminuir o consumo de sódio na alimentação é usar temperos naturais na comida. “Evitar adicionar o sal na comida já pronta, trocar esses temperos e esses condimentos prontos e industrializados por temperos naturais como cebola, alho, cebolinha, ervas desidratadas também, evitar consumir grande quantidade de embutidos que são riscos em sódio”, explica.
Visando a prevenção de doenças e oferecer produtos industrializados mais saudáveis, o MS e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação fizeram um acordo para reduzir o sódio em vários produtos como temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

parcerias