segunda-feira, 6 de maio de 2013

DECRETO DOMINICAL A CAMINHO




Enviado em 29/10/2011
Leia Êxodo 20:1-17, leia a reportagem e encontre o erro:
http://www.orm.com.br/2009/noticias/d...

Lei de Deus desrespeitada - Sociedade desajustada é reflexo do descumprimento dos mandamentos, afirmam especialistas e religiosos
Não matar, não roubar e não levantar falso testemunho são regras existentes na sociedade para manter a ordem. Entretanto, tais preceitos foram estabelecidos há vários séculos e fazem parte do conjunto de dez mandamentos da lei de Deus, conhecido como decálogo. Segundo a bíblia, os mandamentos foram escritos por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés para indicar aos fiéis uma orientação clara sobre o caminho a seguir.

Os mandamentos são divididos em dois grupos: os do amor de Deus (os quatro primeiros) e do amor ao próximo (os outros seis). De acordo com a tradição, tais mandamentos traçaram ao povo eleito e para cada um em particular, o caminho de uma vida livre da escravidão do pecado. Segundo a bíblia, os 10 mandamentos da lei de Deus são: amar a Deus sobre todas as coisas, não tomar o santo nome de Deus em vão, guardar domingos e festas, honrar pai e mãe, não matar, não pecar contra a castidade, não furtar, não levantar falso testemunho, não desejar a mulher do próximo e não cobiçar as coisas alheias.

Na opinião de especialistas, os mandamentos também ajudam a diminuir a criminalidade existente na sociedade. Segundo o professor do curso de Ciências da Religião da Universidade Estadual do Pará (Uepa), José Antonio Mangani, o principal mandamento desrespeitado hoje é "não matar".

"Sessenta por cento dos jovens no Pará morrem vítimas da violência. Esse número cresce no Rio de Janeiro: 84%. O que nos faz concluir que um dos mandamentos mais desrespeitados na contemporaneidade é o que orienta as pessoas a não matar", explica. "Porém, a morte não acontece apenas em função da violência, mas também em função do mercado financeiro, que faz com que muitas pessoas sofram com fome, desemprego. Como a sociedade está muito excludente, a morte tornou-se banalizada, o que faz com que se mate por qualquer coisa", destaca.

Para o cientista, as igrejas devem valorizar o ser humano. "As pessoas devem se conscientizar de que o cristianismo está a serviço da humanidade e não os humanos a serviço dele, pois a religião é um meio e não o fim".

Já para a doutoranda em psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Aline Beckmann Menezes, os mandamentos mais desrespeitados são "honrar pai e mãe" e "não levantar falso testemunho". Segundo a psicóloga, essa realidade é reflexo de uma inversão de valores. "As crianças e os jovens hoje querem mandar nos seus pais. Não os respeitam em diversas situações e eles aceitam isso". Quanto ao falso testemunho, a pesquisadora cita dados obtidos por meio de pesquisas. "Há estudos que indicam que uma pessoa normal conta cerca de 30 mentiras por dia, que vão desde pequenas calúnias até mentiras criminosas. Isso acontece porque os valores éticos da sociedade hoje estão muito pautados no individualismo", acredita.

Para o padre Cristóvão, da paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, o mandamento mais desrespeitado é o primeiro da lei de Deus. "Acredito que 'amar a Deus sobre todas as coisas' está sendo mais desrespeitado porque as pessoas estão deixando Deus de lado. Como diz São Francisco: 'o amor não é amado'", afirma.

"A falta de amor por Deus leva muita gente a matar, a roubar, a desrespeitar seus pais. Se as pessoas colocassem Deus acima de tudo e amassem as outras como a si mesmas não aconteceria o que acontece hoje", diz o pastor da Igreja Assembleia de Deus, Benjamin Ângelo de Souza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

parcerias