segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Um novo modo de ver o tempo

Considero o tempo como um dos grandes mistérios do universo. Algo tão abstrato que é difícil de até definir – você sabe dizer o que é o tempo? É difícil, e hoje temos mais perguntas do que respostas. O tempo teve um início? O tempo terá um fim? Tempo existe ou é uma mera ilusão? Podemos viajar no tempo? Vamos tentar descobrir tudo isso.
Para a maioria das pessoas, a resposta mais usual para definir o tempo é que ele é algo que flui, imutável e eterno, e que vivemos no presente atualizado a cada instante. Mas você logo ganhará uma nova forma de ver o tempo, e perceberá que ele é algo incrível.

O tempo segundo Einstein

Einstein viagem no tempo
A relatividade geral bagunçou legal nossa compreensão do tempo. Para começar, segundo o maior físico da história o tempo é uma dimensão, assim como o espaço. Andamos nessa dimensão até a morte, viajamos juntos para o futuro. O tempo pode ser compreendido como um meio de transporte, e bem veloz por sinal: viajamos nele (quando estamos fisicamente parados) à exatos 1,08 bilhões de km/h – a velocidade da luz, a velocidade limite do universo.
Isso soa como incompreensível, eu sei, mas tem um sentido lógico por trás de tudo isso. Não podemos ultrapassar a velocidade da luz,  mas quando nos movemos, seja para dar uma simples caminhada ou viajar num avião, estaríamos ultrapassando essa velocidade imposta anteriormente?
Não. Isso seria uma violação à relatividade. O que acontece é que quando nos movemos fisicamente tomamos emprestado a velocidade, e em troca, emprestamos um pouco de nosso tempo. A velocidade do tempo funciona como um banco. Ou seja, se entramos numa nave a 80 milhões de km/h, pegamos emprestado essa velocidade para nos mover, e em troca, nosso relógio perde velocidade – o tempo passa mais devagar. Quanto mais rápido andamos, mais devagar o tempo passa, é uma das premissas de relatividade.
Isso só se torna perceptível a velocidades muito grandes. Nas velocidades que estamos acostumados no nosso cotidiano, é algo imperceptível, mas existe. O crédito de 1,08 é suficiente para quase tudo no universo.

Paradoxo dos gêmeos (Viajando para o futuro)

Se quanto mais depressa nos movemos no universo, mais devagar o tempo passa, então se um dos irmãos gêmeos entrar numa nave à 50% da velocidade da luz e retornar para a Terra após alguns anos, seu irmão gêmeo terá envelhecido muito mais que o viajante, pois para este o tempo passou duas vezes mais lentamente.
Enquanto você por exemplo envelheceu 4 anos, todo o povo aqui da Terra já reside no ano de 2060, inclusive você, só que você está quase tão novo quanto antigamente.
Paradoxo dos Gêmeos
Intrigante, não?

O tempo acaba?

Há regiões no universo onde não existe tempo, e tais regiões se encontram no interior de cada buraco negro. Em uma singularidade, a energia e densidade acabam ganhando resultados infinitos, mas não é só. Ali, espaço e tempo simplesmente não existem, desafiando todas as teorias físicas atuais. Algo que se aproximasse da borda de um buraco negro (e não fosse destroçado), simplesmente congelaria no tempo, até a eternidade.
A gravidade altera o tempo, pois quando um objeto muito massivo (como um planeta, estrela, ou buraco negro) existem, acabam afundando o tecido do espaço-tempo. Ou seja, quanto mais massivo é um planeta, por exemplo, mais lentamente o tempo passa em sua superfície. Logo, em objetos que ultrapassam o limite aceitável da curvatura, como buracos negros, o tempo simplesmente deixa de existir.
Leia também:

Paradoxo do avô (Viajando para o passado)

Paradoxo do Avô
Se de alguma forma pudéssemos criar um tipo de túnel no espaço, no qual uma de suas bordas fosse acelerada de alguma forma numa velocidade de 50% da velocidade da luz e após alguns anos desacelerada totalmente, a parte que foi acelerada freou no tempo, estando vários anos atrás da outra borda do túnel. Se entrássemos pela borda não acelerada e saíssemos pela outra, estaríamos no passado.
Existem vários métodos para viajar no passado, mas todos eles acabam criando incertezas teóricas muito intrigantes, e então inúmeros paradoxos, no qual a resolução deles exige teorias ainda mais malucas que universos paralelos, por exemplo.
E um desses paradoxos é o do avô, que consiste que você tenha voltado ao passado e de algum modo impeça seu próprio nascimento, como por exemplo, assassinando seus pais antes deles se conhecerem. Como você poderia ter nascido?
Existem muitas hipóteses sobre isso. Se quiser saber algumas, leia o artigo “O Paradoxo do Avô“.

Conclusão

Sei que esse artigo deve ter trazido mais perguntas do que respostas, algo totalmente natural para a ciência, afinal de contas, são as perguntas que sempre nos motivam a aprender e descobrir cada vez mais sobre esse maravilhoso universo que vivemos e suas intrigantes leis.
Em suma, o tempo não é imutável como a grande maioria pensa, e pode ser alterado pelo simples fato de nos movermos. Existem lugares onde o tempo não existe, e que viagens no tempo, apesar dos paradoxos, são teoricamente possíveis.

Comentario do Blog :
Seria impossível voltar ao passado ,pois o criador não permite e nem permitiria .
pois nem ele voltou ao passado para impedir a dão e eva de cometer o pecado original e e nem a serpente de cair .....
Como é ser o todo poderoso e não poder usar seu poder ?(todo o poder )
tenho certeza que aqui se aplica a inteligencia pois a  sabedoria é mais importante que poder .
Por isso eu louvo ao criador por ser tão cheio de poder e sabedoria (poder da sabedoria ).
e permite-se revelar aos pequeninos  como  eu !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

parcerias