sábado, 19 de julho de 2014

Resíduos de cerveja podem ser usados para fazer ossos


A cerveja contém resíduos de fósforo, cálcio, magnésio e sílica, os principais componentes químicos encontrados nos ossos.

Geralmente os resíduos de cerveja são usados para alimentar os animais, mas os cientistas poderão ter encontrado um uso melhor.

Os ossos e substituição de articulações são feitos a partir de ossos de ovinos transformados, ou materiais sintéticos caros.

Mas os investigadores descobriram que os resíduos de cerveja pode ser efectivamente utilizado como um andaime para promover a regeneração do osso, como enxertos de osso e como revestimento para próteses. 

Assim que os resíduos de cerveja são tratados, ficam porosos, flexíveis e resistentes. Estas qualidades tornam-no adequado para as células-tronco do osso a crescerem e, porque são orgânicos e substâncias não tóxicas são adicionadas à mistura, dissolve-se assim que o osso cresce de novo.

No artigo publicado na revista RSC Advances os pesquisadores explicam que as suas características podem ser adaptadas para uso como candidatos de substituição em tratamentos de osteoporose, revestimentos para próteses, enxertos ósseos e implantes dentários, por exemplo.

O novo material tem entre 50 a 500 micrómetros de diâmetro. A sua porosidade é muito semelhante à encontrada no osso esponjoso, um tipo de tecido de cálcio que faz os ossos no corpo humano e possibilita a formação de vasos, após o implante de osso.

Os pesquisadores ainda estão a aperfeiçoar a técnica, mas em breve "peças de ossos" poderão vir a ser produzidas a partir de resíduos de cerveja. 
                                                                 fonte:[Sciencealert]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

parcerias