sábado, 27 de abril de 2013

INDULGÊNCIA ADVENTISTA!Cobrando Pelo Perdão dos Pecados!


INDULGÊNCIA ADVENTISTA!Cobrando Pelo Perdão dos Pecados!

Folheto Elaborado Pela UCB Estimula Membros a Pagarem Pelos Seus Pecados. Distribuído em 15 de fevereiro, utilizado por alguns pregadores no culto, a publicação tem contexto que coloca ritos e cerimonialismo sacrificais - que representam a morte de nosso Cristo -, como se tivessem sido convertidos nas atuais ofertas de dinheiro à Igreja.

Sabemos que desde a fundação do mundo, o Senhor Jesus Cristo havia se disposto a morrer pela raça pecadora, assumindo o lugar na morte que esta deveria ocupar. Sabemos ainda que haveria um tempo certo para a vinda deste Messias, o Cristo, a plenitude dos tempos, determinado conforme a presciência e sabedoria divina.

É com este conhecimento que entendemos que quando Deus ordenou os ritos e cerimônias sacrificais através de Moisés, queria que tais coisas inspirassem nos ofertantes desses sacrifícios uma visão daquele eventofuturo, no qual o Messias, o Filho de Deus, o Verdadeiro Cordeiro, morreria para tirar o pecado do mundo. Desta forma, a morte dos cordeiros, bois, etc. devia lembrar ao ofertante que o castigo pelo seu pecado estava sendo transferido a outro Ser, ninguém menos que nosso próprio Criador, e deste modo receberia o perdão.

Por isso, enquanto Jesus não consumava sua morte tal como foi no início de nossa era, qualquer um que se apresentasse diante de Deus para adorá-lo, devia trazer consigo o que a Bíblia chama de "ofertas pelo pecado", que poderia ser, conforme as posses do adorador, um boi, um cordeiro, um novilho ou até mesmo pombinhos. E não oferecendo tais sacrifícios, não poderia ser perdoado de seu pecado, uma vez que nenhum mérito há em nenhum ser humano para efeito de perdão; o orgulhoso Caim, por exemplo, caiu neste erro, de imaginar que, pelos seus próprios trabalhos, poderia ser remido de seu pecado. Em suma, o perdão decorria da fé do ofertante de que o seu castigo cairia sobre o Cordeiro de Deus, fé esta consumada no ato de oferecer o cordeiro, o novilho, os pombos, etc.

No entanto, um folheto impresso e distribuído pela UCB oculta toda essa importantíssima questão (que está ligada a outras doutrinas de suma importância, tal como o Santuário), para induzir os membros a darem mais ofertas à igreja atual, em forma de recursos financeiros.

O folheto vem intitulado "Ofertas", e divide-se em 4 tópicos, aparentemente elaborado com o propósito de facilitar sua pregação do púlpito, tal como foi feito na igreja que o autor deste texto freqüenta, na cidade de Hortolândia/SP.

Antes da primeira parte, uma introdução explica que "Todo o sistema ritual instituído por Deus para o povo de Israel era educativo", e que "mesmo não praticando mais o ritualismo, as lições espirituais encontradas nos Dízimos e Ofertas, tem valores e aplicações profundamente significativas para o crente atual". Com isso o texto direciona a consciência do membro a crer que os rituais sacrificais estão relacionados às atuais ofertas monetárias à causa da Igreja, uma vez que liga esta palavra a Dízimos.

A primeira e a segunda parte trazem o tema dos dízimos e ofertas tal como sempre é apresentado na igreja: "Ao Senhor pertence a Terra...", "O Senhor não precisa de nossas ofertas... é a maneira em que nos é possível manifestar nossa gratidão... (EGW)", etc.. No entanto a terceira parte é o núcleo do texto, cuja essência foi apresentada já na introdução: "Ofertas no Velho Testamento".

Nesta parte, adverte-se que "Participar de um culto sem levar uma oferta, era uma ofensa ao Senhor", e mencionando o texto de Deuteronômio 16:16, onde Deus diz ao povo que não deveriam comparecer às 3 festas anuais dos israelitas de "mãos vazias", o autor do folheto pretende listar algumas das ofertas que o povo levava à Deus.

No entanto é espantoso como é ocultada a verdadeira finalidade dessas ofertas, que são, a priori, ofertas sacrificais pelo pecado, e de maneira sagaz leva o leitor a imaginar que se referem às ofertas monetárias que deve levar hoje à igreja. Por exemplo, o folheto traz:

"a) Oferta pela culpa


Oferta voluntária pelo pecado - Levítico 5:1-10


O pecador arrependido confessava sua culpa, como gratidão pelo perdão obtido, ele ofertava ao Senhor."

Deste texto entende-se perfeitamente a seguinte seqüência lógica:

Confessar o pecado - perdão - gratidão - oferta

No entanto, o contexto bíblico é inverso; nos versos 1 a 4 o texto lista os tipos de pecados aos quais se aplica este tipo de oferta pelo pecado (para cada classe de pecado, havia um cerimonial diferente). No verso 5 expressa-se a necessidade da confissão do pecador, afinal ninguém que não aceite a culpa pelo seu pecado pode ser perdoado. Nos versos 6 e 7 determina-se o que o pecador deveria levar como oferta pelo pecado, e nos versos 8 e 9 esboça-se os procedimentos do sacerdote no ritual. Finalmente, no verso 10 explicita-se o finalidade da oferta: "Assim, o sacerdote, por ele, fará a oferta pelo pecado que cometeu, e lhe será perdoado". Ou seja, a seqüência bíblica é esta:

Confessar o pecado - oferta - perdão - gratidão

É evidente o motivo pelo qual a seqüência correta dos fatos é esta última, tomando por base o exposto na introdução deste artigo. A oferta não era menos do que uma representação da morte do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, e somente através desta é que podemos ser perdoados. Assim, o perdão não poderia vir antes da oferta, ou da fé na oferta.

O folheto prossegue dando outros "exemplos" de ofertas que, como pretende demonstrar, os membros poderiam praticar hoje com suas ofertas monetárias à causa da igreja; em todos eles, o autor inverte a seqüência tal como acima, colocando a oferta por último, ocultando e distorcendo seu verdadeiro motivo.

Ainda nesta parte, o autor menciona as advertências de Deus contra levar ofertas sacrificais defeituosas, sem mencionar o objetivo de fazer o leitor relacionar com suas ofertas monetárias à causa; mas é claro que este, ao ler tais advertências, e tendo previamente em mente suas ofertas hoje, vai criar um receio quanto a ofertar pouco, uma vez que dinheiro não pode ser defeituoso, a não ser por sua falta.

Finalmente, a quarta parte vem confirmando o objetivo central do folheto: incentivar o membro a dar mais ofertas para a igreja, e faz isso esboçando como pode dar ofertas (proporcional ao dízimo, pacto, planejada, etc.).

A preocupação do autor deste artigo é: o que os membros inadvertidos serão levados a imaginar? Será que poderão pensar que devem levar ofertas monetárias à igreja toda vez que pecarem, para "agradecer a Deus pelo perdão"? Também Simão, o que fora curado de lepra por Jesus, tivera este desejo... Seria isto uma tentativa de pagar a Deus ao invés de representar a gratidão? Faz-nos lembrar as indulgências exigidas pela Igreja Católica há cerca de 500 anos, cuja prática foi firmemente condenada pelo nosso nobre precursor Marinho Lutero.

É importante levarmos aos nossos irmãos que o perdão Deus nos dá gratuitamente, e jamais espera qualquer coisa em troca; com o perdão vem o poder para mudar o coração, e o desejo de servir a Jesus com tudo o que temos. As ofertas que devemos levar à causa de Deus devem ter como única causa o Seu amor transbordando em nosso coração, que nos induz invariavelmente a ajudar nosso próximo, e desejar que a obra de nosso Pai alcance a todos. -- O autor deste texto é membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia desde a infância, batizado com 18 anos de idade em 1993.
Web site: www.adventistas.com  Autor: ff


                               FONTE: FALSOS PROFETAS
INDICAÇÃO:VALENTIM

9 comentários:

  1. Olá Flavinha
    boa noite amada !!!!

    vim deixar um comentario em particular sobre o texto de falsos profetas

    Ninguem a mais ou menos que Jeus disse isso abaixo
    "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João." (Mateus 11 : 13)
    oque Jesus quis dizer com isso tudo durou até joão ??
    oque significa .....até ??
    Até Significa...prep. Indica o termo (no espaço ou no tempo) que não se ultrapassa: (dicionario on line)

    isso que dizer que o ultimo profeta foi João Batista pois tudo oque precisava ser profetizado já estav em cumprimento Jesus estava na terra pagando a lei

    amada o resto é tudo picaretagem veja oque o proprio Jesus disse....."Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." (Mateus 7 : 15)

    sera que estamos cautelosos ????

    bem amada veja abaixo.
    Falso profeta é comumente os que dizem “escolhidos” por Deus para uma missão especial; considerando-se “canais” a quem a divindade usa para transmitir a sua mensagem e têm sempre uma “revelação especial” que as pessoas precisam ouvir, mas contudo em suas mensagens são carregadas de sua própria presunção em dizer o que Deus não tenha revelado, como também deturpar o sentido contextual de alguma passagem Bíblica.

    Mas quando colocados em confronto com a palavra de Deus, são desmascarados pela verdade infalível de Deus, vejamos alguns versículos que falam sobre esses lobos em pele de ovelhas, que a cada dia se levanta em nosso meio, assim também como algumas de suas características, nos versículos abaixo.

    Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás.
    Deuteronômio 18:20-22

    fica com Deus teu blog esta chique e rico de texto

    quero te agradecer pelo espaço e pela confiança em mim que o reino de Deus esteja no coração de todos

    valentim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! zezinho, só quero te perguntar uma coisa, se os profetas acabaram com João Batista, João (evangelista) que escreveu o livro profético de apocalipse, ele era o que?
      Não consigo entender, Por que em "ataques" contras outras denominações nunca se mostra a "prova do crime" para que todas as pessoas possam ver e julgar por si mesmas, se aquilo é de fato da maneira como o autor da matéria descreve ou não, e cada um use seu discernimento para entender se é certo ou errado.

      Excluir
  2. Eu agradeço ao Senhor por ter o colocado em minha vida Valentim ,você é um amigo especial e querido!!!!

    ResponderExcluir
  3. EU QUE AGRADEÇO FICA NA PAZ

    deixo uma meditação

    Faça de seus pensamentos a força de que está precisando.
    Esqueça as coisas ruins e limpe a mente cultivando somente bons pensamentos.
    Acredite no sucesso total, não imagine obstáculos na sua mente.
    Tudo que uma pessoa é capaz de planejar, ela é capaz de realizar.
    Tenha fé, otimismo e ação. Sua vida só você a vive.
    Portanto goste mais, acredite mais, e seja mais feliz.
    Procure plantar sementes de amor e otimismo na sua vida e você colhera sempre maravilhosos frutos.
    Eu acredito em você.

    valentim

    ResponderExcluir
  4. olha eu de novo aquiiiii

    Flavia deixo uma historinha veja se é real isso ou não !!!

    Deus existe
    Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo como ele sempre fazia. Ele começou a conversar com o barbeiro e conversaram sobre vários assuntos. Conversa vai, conversa vem e começaram a falar sobre Deus...

    O barbeiro disse:
    - “Eu não acredito que Deus exista como você diz”.
    - “Por que você diz isto?” - o cliente perguntou.
    - Bem, é muito simples. Você só precisa sair na rua para ver que Deus não existe. Se Deus existisse, você acha que existiriam tantas pessoas doentes? Existiriam crianças abandonadas? Se Deus existisse, não haveria dor ou sofrimento. Eu não consigo imaginar um Deus que permite todas essas coisas”.

    O cliente pensou por um momento, mas ele não quis dar uma resposta para prevenir uma discussão. O barbeiro terminou o trabalho e o cliente saiu.

    Neste momento, ele viu um homem na rua com barba e cabelos longos. Parecia que já fazia um bom tempo que ele não cortava o cabelo ou fazia a barba e ele parecia sujo e arrepiado.

    Então o cliente voltou para a barbearia e disse ao barbeiro:
    - “Sabe de uma coisa? Barbeiros não existem”.
    - “Como assim eles não existem?” - perguntou o barbeiro.
    - “Eu estou aqui e eu sou um barbeiro”.
    - “Não!” - o cliente exclamou. Eles não existem, porque se eles existissem não existiriam pessoas com barba e cabelos longos como aquele homem que está andando ali na rua”.

    - “Ah, mas barbeiros existem, o que acontece é que as pessoas não me procuram, e isso é uma opção delas”.
    - “Exatamente!” - afirmou o cliente.
    - “É justamente isso, Deus existe, o que acontece é que as pessoas não o procuram, pois é uma opção delas, e é por isso que há tanta dor e sofrimento no mundo”.

    valentim

    ResponderExcluir
  5. EXCELENTE VALENTIM MUITO BEM LEMBRADO ESTA É A MAIS PURA VERDADE EU O PARABENIZO POR TER COMPARTILHADO ESTES PENSAMENTOS AQUI NO BLOG .

    ResponderExcluir
  6. BEM A HISTORIA É FICTÍCIA ,MAS REAL É A VERDADE DITA DENTRO DO CONTESTO PARA EXPLICAR DE UM JEITO QUE AS PESSOAS POSSAM ENTENDER AS COISAS .

    ResponderExcluir
  7. olá Flavia estive vendo a materia de homosexualismo e vou separar um material baseado na biblia e quero com calma expor esse tema

    fica com Deus obrigado de permitir meu espaço aqui e confiar em mim

    grato Valentim

    ResponderExcluir
  8. Atos 2:17 e 18 - "E nos últimos dias acontecerá diz o Senhor, que do Meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e vossas filhas profetizarão... e também sobre os Meus servos... e profetizarão."
    Atos 19:6 - "E impondo-lhes as mãos... profetizaram."
    Atos 21:9 e 10 - "E tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam. E demorando-nos ali... chegou da Judéia um profeta por nome Agabo."
    I Coríntios 14:29 e 32 - "E falem dois ou três profetas... E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas."
    Pela leitura destes textos do Novo Testamento, fica comprovado que depois de João Batista houve profetas, efetivamente. Quanto à existência e permanência da Lei de Deus após João é uma evidente afirmação. Veja: depois de Lucas registrar - "A lei e os profetas duraram até João...", um moço rico procurou a Jesus com as palavras, conhecidas: "... Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna?" (Mateus 19:16). Resposta de Jesus: "Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos" (Mateus 19:17).
    Estas palavras são do Mestre e ninguém pode negar que estes mandamentos são do Decálogo, porque Jesus definiu dizendo para o jovem: "Não matarás; não cometerás adultério; não furtarás; não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe" (Mateus 19:18 e 19).
    Aqui entram cristãos com o dedo apontado, afirmando que Jesus cancelou o Sábado porque não o repetiu para o moço rico guardar.

    Então nós respondemos: Se por Jesus ter omitido - "Lembra-te do Sábado para o santificar", Jesus o cancelou, então o Mestre fez pior, ao omitir a proibição daquilo que é repulsivo para Ele próprio e para Seu Pai, que é a idolatria, admitindo a negação do próprio Deus. Porque Jesus também não recitou para o moço - "Não terás outros deuses diante de Mim; não farás para ti imagens de esculturas."

    Agora perguntamos: Por essas omissões tais cristãos deixaram de adorar a Deus? Terão ídolos? Lógico que não! Então porque aceitar uma declaração e negar a outra? É coisa seria entrar na vida eterna, e a condição foi estipulada e estabelecida por Cristo: obediência aos Dez Mandamentos. Se a Lei foi abolida, ou vigorou até João Batista apenas, porque ordenaria Cristo a obediência a esta Lei "abolida"? E têm mais: como poderia estabelecer a guarda dela como norma para entrar na vida eterna, já que Ele "veio para mudar ou abolir"? Considere isso.

    ResponderExcluir

parcerias