sábado, 23 de novembro de 2013

FIQUE SABENDO !



O QUE É PARADOXO?

por: Colunista Portal - Educação
Juliana Daher Sabatin
Palavras-Chave: Paradoxo; Figura de linguagem; estilística;

Relacionado com a antítese, o paradoxo é uma figura de pensamento que consiste na exposição contraditória de ideias. Em língua portuguesa, o paradoxo mais citado talvez seja o célebre soneto de Luís de Camões:
"Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?"
A diferença existencial entre antítese e paradoxo, é que antítese toma nota de comparação por contraste ou justaposição de contrários, já o paradoxo reconhece-se como relação interna de contrários:
Antítese: "Eu sou velho, você é moço." 
Paradoxo: "Eu sou um velho moço." 
Um outro exemplo muito utilizado é o paradoxo: "Morte é vida, vida é morte",
Luís Fernando Veríssimo escreveu: "Se você tentou falhar e conseguiu, você descobriu o que é paradoxo”.
 PARADOXO = (opinião oposta à geral)  - é a expressão de verdades por uma forma oposta, aparentemente errada, diferente da opinião comum.
Pela Cruz, a morte é vida, a derrota é triunfo, o túmolo é glória. 
"Ninguém é menos rei que quem tem reino" 
Paradoxo: Confronto de idéias opostas e simultâneas. 
Exemplo: “Bastou ouvir o teu silêncio para chorar de saudades.” (Reinaldo Dias)


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - 


http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/7631/o-que-e-paradoxo#ixzz2lUzmSpQx





Nosso grande paradoxo

O que é um paradoxo?

por Olívia Fraga

É qualquer expressão verbal ou numérica que apresente uma contradição interna. Por exemplo, em um de seus versos mais famosos, o poeta Luís de Camões diz: "(O amor) é ferida que dói e não se sente". Mas como é que não dá para sentir uma ferida dolorida? Taí um paradoxo dos mais clássicos: a gente consegue compreender, mas, se analisarmos cada palavra (ou conceito) da expressão, a coisa fica confusa.
MUNDOESTRANHO-134-48-620
Os tais paradoxos também aparecem na matemática e na filosofia desde a Antiguidade. Mas, por causa da teoria da relatividade proposta por Albert Einstein, que mexeu com todas as antigas concepções acerca do tempo e do espaço, foi a física moderna que se tornou o "paraíso dos paradoxos". Entre os mais famosos, estão o do avô e o dos gêmeos, ainda sem solução definitiva.
TENTE EXPLICAR
As novas possibilidades de tempo e espaço da física moderna deixaram alguns paradoxos sem desfecho.
PARADOXO DO AVÔ
Um ser humano consegue voltar no tempo e assassina, no passado, aquele que seria seu avô. O paradoxo é que, se você matou aquele que seria seu avô, como você poderia ter nascido?
PARADOXO DOS GÊMEOS
Um gêmeo consegue entrar numa cápsula do tempo e viaja ao futuro na velocidade da luz. Se irmãos gêmeos são pessoas que envelhecem na mesma velocidade, como explicar que o viajante envelheceu mais devagar do que o que permaneceu na Terra?
SAÍDA PELA DIREITA!
Para ambos os problemas, o mais perto que os físicos chegaram de uma resolução foi quando adotaram a hipótese dos universos paralelos. Um universo paralelo é uma construção teórica que afirma que a viagem no tempo cria um mundo diferente, possibilitando infinitas realidades, entre elas, matar o avô e envelhecer mais devagar.
FONTE:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-um-paradoxo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

parcerias