sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Dinossauros, Mulher de Caim e Outros Mistérios Bíblicos

Dinossauros, Mulher de Caim e Outros Mistérios Bíblicos
Olá, meu nome é Carolina, tenho 22 anos e concordo plenamente acerca do artigo ("Mistérios Antigos e Atuais..."). Todos os dias peço: "Se há um Deus, que acabe logo com este mundo porque os homens há muito ultrapassaram todos os limites, caminhando para sua própria extinção..."
Mas este não é o assunto principal do meu e-mail. Sinceramente, não tenho uma religião definida, por pensar que não é preciso que eu me intitule, que eu vá a um lugar específico, num dia específico, com uma roupa específica para encontrar a Deus. A questão é que a Bíblia com todos os seus detalhes e mistérios sempre me interessou. Recentemente comecei a lê-la.
Infelizmente, mais forte que a minha fé e a minha vontade em saber o que é verdade e buscar explicações para as coisas do mundo. Então, acabo fazendo uma leitura investigativa. Isso, é claro, acaba gerando muitas dúvidas e alguma confusão.
Por isso estou escrevendo. Para que eu possa perguntar algumas coisas para um membro da religião adventista e depois para outros, de outras religiões.
O senhor vê a possibilidade de existir um povo habitando a terra antes da criação de Adão e Eva? Por exemplo: quem e de onde veio a mulher que se "casou" com Caim?
Num outro trecho da Bíblia, ainda em Gênesis, está sendo contada a história de Abrão e Ló. Estes não podiam viver juntos porque não haveria alimento suficiente para eles e seus animais. Cada um então foi para um lado e Abrão foi em direção ao Egito. Desde o primeiro capítulo de Gênesis está sendo traçada uma geanologia dos primeiros habitantes do mundo; esta recomeça com os sobreviventes na arca de Noé. Se todas as pessoas vieram de Noé, Cam, Sem e Jafé, de onde vieram os egípcios?
Para terminar, gostaria de saber como a Bíblia explica aos adventistas a existência de dinossauros. Afinal, de uma forma ou de outra eles existiram, caso contrário não seriam achados fósseis e esqueletos gigantescos.
Seriam estes "gigantes" a que se referem as "Escrituras" antes do Dilúvio? O Dilúvio seria, então, a causa de seu desaparecimento?
Espero que o senhor possa me esclarecer alguma coisa e que Deus ilumine meu entendimento. Grata. Carolina  
Resposta:
Irmã Carolina,
A pedido do irmão Robson, estou tomando a liberdade de colocar o que creio ser luz bíblica sobre as questões por você comentadas. Para tanto, deixemos que a Bíblia fale o tanto quanto possível para responder estas questões.
1 - A possibilidade de existir um povo vivendo antes de Adão e Eva:
O primeiro ponto a ser analisado aqui é: podemos crer que a Bíblia consiste-se de um relato mais fidedigno que a própria ciência? Podemos auferir credibilidade à Bíblia? Se pudermos dar credibilidade a Bíblia, mesmo quando esta se contrapõe à ciência, podemos acreditar no que ela nos apresenta simplesmente porque está escrito, como sendo a Palavra de Deus.
Apresento apenas um exemplo de que a Bíblia é mais digna de crédito que a própria ciência. Enquanto a ciência descobriu que o Sol era maior que a Lua apenas a cerca de 500 anos atrás, a Bíblia já dizia isto a mais de 4000 anos (2000 anos antes de Cristo), quando o livro de Gênesis foi escrito. Em Gênesis 1:19 a Bíblia esclarece que Deus colocou o luminar maior (o Sol) para iluminar o dia, e o luminar menor ( a lua) para governar a noite. Assim, por esta comparativa simples, vemos que a Bíblia é mais digna de crédito do que a própria ciência.
Uma vez que podemos dar mais crédito à Bíblia do que à própria ciência, podemos aceitar o que ela apresenta como verdade somente porque lá está escrito, considerando então que ela é a própria boca de Deus falando aos nossos corações.
Vejamos então o que está escrito:
Gênesis 1:26,27:
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."
Na seqüência dos capítulos de Gênesis a Bíblia mostra que este homem se chamou Adão e sua mulher Eva. Tomando como base o fato de que a Bíblia é a própria palavra de Deus falando aos nossos corações, temos então a resposta à pergunta da irmã:
Não, não havia de fato nenhum povo existindo antes de Adão e Eva, porque eles foram os primeiros seres humanos que foram criados. Quem afirma isto é a Bíblia, e isto significa que foi o próprio Deus quem disse isto, e Deus não é homem para que minta (ver I Samuel 15:28,29).
2 - De onde veio a mulher que se casou com Caim?
Uma vez que a palavra de Deus mostra que todos os seres descenderam de Adão e Eva (lembre-se que Adão deu a sua esposa o nome de Eva porque ela seria mãe de todos os seres viventes), naturalmente Caim casou-se com uma de suas irmãs, ou mesmo sobrinhas, pois as mulheres que vieram à Terra descenderam de Eva e de seus filhos (irmãos de Caim), e Eva era esposa de Adão.
3 - Se todas as pessoas vieram de Sem, Cam e Jafé, de onde vieram os egípcios?
A palavra de Deus afirma que todos os habitantes da Terra após o dilúvio descendem de Noé. Note que, apesar de a Bíblia mencionar a genealogia dos filhos de Noé até Abraão, ela não menciona todos os ramos da árvore genealogia humana desde então, ou mesmo para onde cada uma das famílias que foram geradas a partir dos ramos da árvore genealógica a partir de Noé se dirigiu. O que a Bíblia menciona é que os ímpios a princípio tentaram se organizar em uma grande cidade e lá erigir uma torre (Babel), mas sua língua foi confundida por Deus e os homens foram por Sua providência espalhados para todos os cantos do globo. Desta forma, não nos surpreendem que já haviam seres humanos que habitavam o Egito na época de Abraão.
4 - Sem dúvida alguma o dilúvio explica o desaparecimento dos dinossauros. Segundo a Bíblia, os animais que repovoaram a Terra eram os que foram preservados por Deus na arca construída por Noé. Todas as espécies de animais que Deus, em Sua infinita sabedoria e providência, não guiou para dentro da arca foram completamente exterminadas. É esta a conclusão que podemos retirar do relato bíblico.
As respostas para as perguntas da irmã podem parecer simples e até mesmo muito óbvias. Isto não deve nos estranhar nem um pouco, pois Deus fala aos homens através de Sua palavra de maneira simples. É o inimigo que procura confundir as mentes humanas revestindo aspectos simples da vida humana com "mistérios", que nada mais são do que teorias falsas destinadas a desviar o homem de dar honra e glória ao Deus criador pelas maravilhosas coisas que formou e por Sua infinita sabedoria em conduzir o complicado jogo de acontecimentos da família humana.
Termino afirmando que, naturalmente, as respostas aqui apresentadas não refletem toda a revelação bíblica sobre cada um destes particulares, até mesmo porque não a tenho. Seria muita pretensão de minha parte afirmar que possuo toda a luz que a Bíblia traz sobre estes temas. Passo apenas o que creio Deus me tem revelado, na certeza de que há muito mais a ser revelado para qualquer pesquisador sincero que peça a guia divina para estudar o assunto.
Que Deus abençoe a irmã e que continuemos buscando aprender cada dia mais de Deus e das Suas obras através da Sua palavra, a Bíblia. --Jairo Carvalho

Mais Sobre a Mulher de Caim
Texto extraído do livro: A RECONQUISTA DO HOMEMAutor: CARLOS A. TREZZA – páginas 123 a 126  (CPB)
Algumas pessoas que jamais tiveram na mão uma Bíblia costumam fazer aos amantes da Palavra de Deus uma pergunta que imaginam muito embaraçante para os crédulos seguidores das Escrituras: “Quem era a mulher de Caim?”
Esta pergunta é, em geral, acompanhada de um ligeiro histórico sobre a tragédia que envolveu a família de Adão, histórico que em geral não está em harmonia com o relato Bíblico.
Dizem: “Adão teve dois filhos: Caim e Abel, Caim mata Abel e foge para uma terra distante; lá conhece uma mulher, e casa-se com ela. Com quem se casou se não havia habitantes na Terra?”
Tal pergunta quase nunca é feita pelos que têm o bom hábito de ler a Bíblia. Esperamos que o leitor seja destes. Mas procuremos elucidar este passo bíblico. Primeiramente ajustemos a pergunta ao relato. Não diz o texto bíblico que Caim saiu para uma terra distante, e “lá casou-se”, como querem os que formulam a pergunta.
O relato diz simplesmente: - “ E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.  E conheceu a sua mulher, e ela concebeu, e teve a Enoque.”               Gênesis: 4:16,17.
A região para onde Caim se mudou era chamada terra de Node, mas isto na ocasião em que Moisés escrevia o fato, isto é, cerca de 2.500 anos depois da criação do mundo.
Mas, surpreenda-se o leitor, o mundo já poderia ter na ocasião em que Caim prostrou morto seu irmão, segundo cálculos de grandes estudiosos, quase meio milhão de habitantes. Sabia disso? Então vejamos:
Segundo boas autoridades, o assassínio de Abel ocorreu no ano 128 ou 130 da criação do mundo. Ora, nós sabemos que além de Caim, Abel e Sete, os três primeiros filhos mencionados, Adão e Eva tiveram “filhos e filhas”. Gênesis 5:4
Mas admitamos, para sermos bem liberais, que Adão não tivesse tido outros filhos além de Caim e Abel. Quantos poderiam ter sido os descendentes diretos de ambos até o ano 128, quando ocorreu a morte de Abel?
Vejamos esta opinião de Clark:
“Não é exagero supor que os primeiros filhos de Adão tenham sido mulheres. Mas para não sermos rigorosos, vamos supor que somente aos 19 anos o filho primogênito de Adão, Caim, tenha tido uma irmã em idade de casar-se (não se espante o leitor com o fato de haverem os filhos de Adão casado com as irmãs. Até o tempo de Davi, isto ainda era comum entre todos os povos do mundo).
Casando-se aos 19 anos, no ano 128 da criação do mundo cada um dos dois filhos de Adão poderia ter tido 8 filhos, entre homens e mulheres. Mais ou menos no ano 55, poderiam ter procedido deles cerca de 60 pessoas. No ano 80, haveria cerca de 520. No ano 100, haveria pelo menos 4.100 pessoas. E no ano 122 esta população estaria elevada a 33.000.
Mas nesta linha de descendência não estamos incluindo os outros filhos de Caim e Abel, nem os filhos dos filhos destes, mas apenas os 8 que poderiam ter tido até o ano 128 da criação do mundo. Incluindo os outros filhos de Adão, e os descendentes destes, a população do mundo não seria inferior a 450.000 pessoas no ano em que morreu Abel, isto não incluindo mulheres de idade inferior a 17 anos, e as de mais de 45.
Se, porém, levarmos em conta que no ano 128, ou 130 da morte de Abel, Adão poderia ter tido mais de uma centena de filhos, pois foi criado adulto, é fácil de imaginar o vulto da população do mundo quando Caim, o assassino, saiu “de diante da face do Senhor”, indo habitar a Terra de Node, que ficava “ao oriente do Éden”. Gênesis 4:16.

Mas esta Segunda hipótese não deve ser considerada, porquanto Sete, o terceiro filho, nasceu aos 130 anos da vida de Adão.”  - (Baseado no Comentário de Clark)
Caim ao sair “de diante da face do Senhor”, levou sem dúvida a esposa e filhos. A expressão “conheceu Caim a sua mulher”, que produz a confusão na mente de alguns, supondo referir-se ao conhecimento de uma nova pessoa, é uma expressão muito bíblica, um delicado eufemismo para denotar a união da qual resulta uma nova vida. No caso de Caim, o verbo “conhecer” é aí empregado com o fim de chamar a atenção para o nascimento de Enoque (não confundir com o Enoque justo, que foi trasladado), de cuja descendência direta viria de Lameque, o primeiro bígamo e segundo assassino. (ver Gênesis 4:18,19, 5:22 e 30) -- Digitado por Paulo H. Ansani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

parcerias