domingo, 13 de julho de 2014

10 motivos para você usar a gelatina ágar-ágar (vegetal) ao invés da convencional (animal)

O que é ágar-ágarAgar-Agar
O uso da ágar-ágar – conhecida também simplesmente como “ágar” -, é centenário. Especialistas acreditam que o processo de produção dela iniciou-se no Japão por volta de 1650. Até hoje, a gelatina extraída através do processo de fervura das algas vermelhas (Gelidium sp.) é largamente usada na alimentação oriental e ganha cada vez mais adeptos no mundo todo.
Um alimento muito saudável
Os benefícios à saúde são muitos. Por conter impressionantes 94,8% de fibras solúveis, o consumo frequente ajuda a regular o funcionamento do intestino. Também por causa das fibras, a ágar proporciona saciedade com pouca quantidade consumida e praticamente não tem calorias, o que certamente ajuda muito na hora de ficar em paz com a balança.
Um dos segredos dos grandes chefs de cozinha
Para a culinária, é um coringa. A ágar é comercializada principalmente em pó e basta uma colher de chá não muito cheia para fazer uma xícara de gelatina saudável. O poder gelidificante da gelatina vegetal é dez vezes maior que o da gelatina convencional. Além disso, a ágar não necessita ir à geladeira para ficar firme e também não derrete em temperatura ambiente, como a outra. Por não alterar o sabor dos alimentos, é perfeita sobremesas e também para pratos salgados, como queijos vegetais (receita) e molhos encorpados.
Ética, limpa e segura para sua família
A ágar é a melhor opção na hora de escolher a gelatina que você vai comprar porque o processo de produção dela não é cruel. A gelatina convencional é feita a partir da fervura de ossos, tendões, pele e restos de animais que são mortos nos abatedouros. O mais comum é que sejam restos de bois e de porcos. Já a ágar, é obtida com a fervura de algas marinhas. O resultado é um pó branco idêntico à gelatina de origem animal, só que mais saudável e ético. Por ser de origem vegetal, a ágar oferece risco praticamente zero de contaminação por bactérias que causam doenças graves.
Quanto custa e onde comprar
O preço da gelatina vegetal é aparentemente maior que o da convencional. Porém, ela rende muito mais, tornando o custo-benefício muito atraente. Um pacotinho com 16g de ágar custa aproximadamente R$ 7,00 e rende cerca de 2 litros de gelatina pronta. A ágar é vendida principalmente em casas de produtos orientais, mas também pode ser encontrada em alguns supermercados e em lojas virtuais (compre na Loja Vista-se - compre aqui).
Como fazer sua primeira receita com ágar
Faça uma xícara do seu suco de fruta favorito. Coloque em uma panela e misture uma colher de chá de ágar. Acenda o fogo e mexa até levantar fervura. Coloque em um recipiente e espere esfriar. Se achar necessário, leve à geladeira por 2 horas.
Você pode variar a receita, com mais ou menos ágar e pode também acrescentar pedaços de frutas.
Veja nossa lista de 10 motivos para você escolher a gelatina vegetal
1. Livre de crueldade. Sua produção não envolve a morte de animais.
2. Ajuda a regular o intestino.
3. Ajuda a emagrecer.
4. Não altera o sabor dos alimentos.
5. Tem melhor custo-benefício (rende muito mais).
6. Não derrete à temperatura ambiente.
7. Poder gelificante dez vezes maior.
8. Quase totalmente composta de fibras alimentares (94,8%).
9. Livre de corantes e aditivos químicos.
10. Versátil, serve tanto para doces quanto para salgados.

Agar Agar, o Colágeno Vegetal e seus benefícios

O Agar Agar é uma substância amplamente difundida entre os apologistas de produtos naturais, sendo que a sua popularidade remete aos efeitos benéficos que apresenta no organismo humano. A sua relação com o colágeno tem sido um dos aspectos que maior interesse tem despertado, sendo que estes dois elementos apresentam uma relação de complementaridade, já que um atende aos adeptos de proteína animal e outro aos vegetarianos ou veganos, ambos, contudo, igualmente beneficiando o organismo com benefícios semelhantes, atendendo a todas faixas etárias sem efeitos colaterais. Conheça então o Agar Agar e saiba o que pode fazer pela sua saúde!
O que é o Agar Agar
O Agar Agar é uma alga vermelha, com textura gelatinosa que resulta do extrato de oito algas marinhas. Nesse sentido, pode considerar-se que existem diversos tipos de Agar Agar, consoante as algas que lhe sirvam de base de extração. 
Pobre em calorias, este elemento apresenta um elevado teor vitamínico (concentrando as vitaminas A, B1, B2, C e D) e de minerais, agregando na sua composição cálcio, magnésio, zinco, magnésio, iodo e selênio – sendo que esta última substância tem um papel fundamental no que respeita ao estímulo da produção e manutenção dos níveis de colágeno no organismo.
Benefícios
Devido à riqueza de ingredientes que o compõe, o Agar Agar é recomendado para a generalidade dos adultos, na medida em que apresenta diversos benefícios ativos para melhora da sua saúde:
 Combate a fraqueza física;
 Favorece a diminuição da prisão de ventre por intermédio da eliminação e toxinas prejudiciais ao organismo;
 Reduz o colesterol;
 Funciona como coadjuvante em processos de emagrecimento e conseguinte no fortalecimento do tecido cutâneo;
 Fortalece as unhas e os dentes;
 Contribui para a vitalidade e brilho dos fios capilares.
No que respeita ao colágeno (e por se tratar de uma fonte vegetal desta substância proteica), o Agar Agar tem um papel fundamental no que se refere à firmeza da pele, evitando alguns problemas estéticos característicos do envelhecimento cutâneo – nomeadamente rugas, flacidez e celulite – através de uma nutrição natural profunda. Assim, o seu consumo resulta em uma pele saudável, firme e bonita para os homens e mulheres que se preocupam com a sua aparência e bem-estar, soma-se a isso o fator de benefícios vitamínicos desta proteína vegetal.

Tomar Agar Agar sim, mas com moderação
Embora se trate de um elemento de origem vegetal, o Agar Agar apresenta algumas contra-indicações que devem ser devidamente tidas em consideração. Primeiramente, é importante saber que o seu consumo não deve ser realizado quando o usuário se encontre “de estômago vazio”, uma vez que existe uma redução real da absorção dos minerais e vitaminas. Recomenda-se que indivíduos diabéticos e/ou com obstrução intestinal recebam acompanhamento médico para orientação da administração da alga, para que seja tomado em horários adequados e não exagerada, o que pode ser uma tentação para os que sofrem de prisão de ventre e estão de olho no poder levemente laxante do Agar Agar. Em indivíduos saudáveis – e a título de efeitos colaterais – pode ser observada uma eventual modificação nas fezes, tanto em termos de volume como de aspecto. 

Como tomar este suplemento
Existem três formas de consumir Agar Agar genericamente recomendadas, a saber:
 Pó: esta modalidade deve ser ingerida com um volume considerável de líquidos (1 a 2 copos de água, suco ou chá). Deve repartir-se a ingestão duas vezes por dia, antes das refeições principais, sendo que a quantidade recomendada por vez varia entre os 0,5 gramas e 1 grama. Muitas culturas contam com a rotina de agregar diariamente proteínas do mar à sua alimentação. Será por isso que eles demoram a envelhecer?
 Cápsulas: as cápsulas devem ser ingeridas uma a duas vezes por dia, de acordo com a prescrição do médico que acompanha o usuário. É importante lembrar que se deve tomar atenção à qualidade do produto adquirido, principalmente sua procedência, já que a alga de qualidade é aquela retirada das águas profundas do mar, sendo livre de impurezas. Este cuidado se aplica a todas as versões da alga, seja pó ou cápsula.
 Alimentação: O Agar Agar forma um gel no organismo criando uma sensação de saciedade, e por isso inibe a fome, além de combater celulite e flacidez, sendo assim, altamente recomendada em dietas de emagrecimento. Com essa proteína você não precisa preocupar se irá emagrecer e ficar posteriormente flácida, já que ela atua nestas duas frentes ao mesmo tempo. Sua característica gelatinosa favorece seu uso em diversas receitas, nomeadamente pudins, compotas, tortas, sorvetes, molhos e recheios, substituindo com superioridade a gelatina industrial, já que soma diversas vitaminas, proteína e sais minerais. 
Realmente é impossível não ficar impressionado com a quantidade de propriedades do Agar Agar, sendo perceptível que é possível construir uma dieta ou um plano de tratamento para a pele com produtos naturais, que são bem mais econômicos e com resultados garantidos pela mãe natureza. Essa riqueza do mar por ser um produto natural não exige receita médica, sendo adquirido em farmácias tradicionais ou de produtos naturais. Contudo, para se alcançar resultados de acordo com cada organismo, e na medida certa, é importante consultar um médico ou nutricionista para orientar-lhe quanto a dosagem e evolução da administração de acordo com os resultados alcançados ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

parcerias