quinta-feira, 3 de julho de 2014

Cientistas descobrem colossal oceano próximo ao núcleo da Terra.

A Terra é um lugar com bastante água, mas não é o local mais ''aguado'' do sistema solar. Porém, se levarmos em conta que 71% de nosso planeta é coberto por água, aí entendemos o quão aguado nosso planeta é.
Onde há mais água no sistema solar?

Certamente, onde há água há vida, logo a descoberta de água próximo ao núcleo da Terra é extremamente excitante.

A descoberta foi anunciada recentemente por Cientistas da Universidade de Northwestern, em Evanston, Illinois, no anuncio foi dito que, há uma quantidade de água três vezes maior que a de todos os oceanos escondida abaixo da superfície do planeta.

Essa água está à 700 km abaixo de nossos pés.Notavelmente, esta descoberta pode ajudar a explicar a origem da água do nosso planeta. Especificamente, ele pode nos ajudar a determinar onde os mares da Terra vieram. Além disso, poderia nos ajudar a compreender melhor a vida em nosso planeta.

Segundo algumas teorias, a água na Terra teve origem fora do sistema solar, e foi ''entregue'' através de cometas ou asteroides, uma vez que, a luz ultravioleta do então jovem Sol quebraria as moléculas de água, e absorveria o hidrogênio.

Esta descoberta é coerente a esta teoria, uma vez que as evidências sugerem que os oceanos escorriam gradualmente para fora do interior da Terra primitiva. Além disso, a descoberta indica que as moléculas de água ficam presas no interior dos minerais no manto das rochas abaixo da superfície da Terra, e então gradualmente voltam devido ao movimento das placas tectônicas. O geofísico Steve Jacobsen, que foi um dos cientistas responsáveis ​​pela descoberta, afirma,

"Acho que estamos finalmente vendo evidências de um ciclo de água de toda a Terra, o que pode ajudar a explicar a grande quantidade de água em estado líquido na superfície do nosso planeta habitável. Os cientistas têm procurado este profundo água que faltava para décadas ".

É importante notar que a água reside dentro de uma rocha azul chamado "ringwoodite." Esta rocha existe no manto de nosso planeta, que é a camada de rocha quente entre a superfície da Terra e seu núcleo. Isto significa que o "oceano" recém-descoberto não é um vasto reservatório de água agitada azul. Em vez disso, a água está contida (presa) na estrutura molecular de minerais que se encontra no interior do manto de rocha da Terra.

"O ringwoodite é como uma esponja, absorvendo água, há algo muito especial sobre a estrutura cristalina do ringwoodite que lhe permite atrair hidrogênio e separador de água. Este mineral pode conter uma grande quantidade de água em condições de o manto profundo."

Até agora, Jacobsen só tem provas de que a rocha aguado senta-se abaixo os EUA. Ele agora quer descobrir se ele envolve todo o planeta. Se isso acontecer, ele poderia acrescentar muito para a nossa compreensão da Terra e dos processos que regem a vida na Terra.
                         FONTE:SCIENCIE BLUX

Nenhum comentário:

Postar um comentário

parcerias