quinta-feira, 4 de abril de 2013

Fenômeno raríssimo inédito é flagrado sobre o território europeu



Astrônomos de um observatório, localizado no norte da Itália, capturaram algo inusitado.
  Arcos vermelhos surgiram em decorrência de uma tempestade geomagnética, que atingiu a Terra em 2011. É a primeira vez que um fenômeno como esse consegue ser identificado.
Os arcos brilhantes e avermelhados não são visíveis a olho nu, e estão no alto da ionosfera, isto é, cerca de 85 a 600 quilômetros acima da terra.
  As observações foram comparadas com as imagens capturadas por satélites terrestres, que juntas, comprovaram que os arcos estão localizados exatamente acima da Europa, em uma região que se estende desde a Irlanda no oeste, até a Belarus ao leste.
O fenômeno acontece quando os elétrons são aquecidos em uma altura elevada na magnetosfera da Terra, em decorrência disso, os átomos de oxigênio, que foram excitados por esses elétrons, emitem luz na ionosfera, criando esses arcos avermelhados, só identificados através de uma lente telescópica muito potente.
Os arcos aparecem em latitudes baixas, diferentes das auroras boreais que acontecem em latitudes mais altas. Estas, por exemplo, também são um fenômeno brilhoso que é possível ser observado nos céus noturnos nas regiões polares.
A aurora boreal ocorre em latitudes do hemisfério norte, e é provocado pelo impacto de partículas de vento solar e poeira espacial, localizada na Via Láctea com a alta atmosfera da Terra. Outro fenômeno parecido é chamado de aurora austral, que ocorre no hemisfério sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

parcerias