quinta-feira, 2 de maio de 2013

O cruel sistema da indústria da carne e da exploração animal

por Leonardo Braga Arnaud em 30 de abril de 2013

Boi triste no gramado olhando para frente
Um boi triste pede socorro
Você já reparou que um  dos assuntos mais falados atualmente é o meio ambiente? Todo mundo quer salvar o planeta… Mas será que a gente vai conseguir salvar o planeta só separando o lixo para reciclagem e deixando de usar sacola de plástico? Por que ninguém nos fala pra consumir menos ou mesmo escolher melhor os alimentos que consomem?
Tudo que a gente consome tem um tipo de impacto no meio ambiente. Os produtos não surgem do nada, eles precisam de toda uma cadeia de produção e distribuição pra chegar até a prateleira do supermercado. Essa cadeia gera poluição.
Olhe pro seu carrinho de compras. Veja se você comprou queijo, ovos, salsicha ou frango. Todos esses produtos pertencem a cadeia de produtos de origem animal. Você sabia que essa cadeia é responsável por 18% ou quase 1/5 de todos os gases do tóxicos emitidos no planeta? Aqueles mesmos que antigamente se acreditava causar o suposto efeito estufa. Esta fração representa mais do que a poluição gerada por todos os veículos do planeta juntos!
Quando você come um pedaço de frango ou hambúrguer  você vai estar consumindo também toda a água, área de floresta, energia, os grãos utilizados para alimentação desseanimal… até ele ser abatido e parar no seu prato. O custo ambiental é imenso e se fosse contabilizado nesses produtos, seu preço seria inviável. Isso sem falar no sofrimento imposto a esses animais e dos prejuízos a nossa saúde.
Galinhas presas numa gaiola
Galinhas aprisionadas no aviário
Todos os anos no mundo são mortos cerca de 70.000.000.000 (70 bilhões) de animais para consumo humano. No Brasil há mais bois do que pessoas: 205 milhões. Frangos? São abatidos 4.000.000.000 (4 bilhões) por ano. Porcos 40 milhões! Você pode imaginar quanta comida, quanta água, quanto espaço esses animais necessitam? E a poluição que eles produzem?
Imagine uma área equivalente a Alemanha, a Áustria, e a Itália juntas. Essa é a área já desmatada da Amazônia. E sabe quem é o grande responsável por esse desmatamento? A pecuária. 91% dessas áreas desmatadas são formadas por pasto ou por plantação de grãos que vão servir para ração animal. São mais de 70 milhões de hectares. É muita terra. Toda essa devastação tem um tremendo impacto sobre a biodiversidade. Ela destrói o solo e polui os rios.
Aqui no Brasil, um boi ocupa em média 1 hectare e demora 2, 3 anos ou mais para crescer e gerar cerca de 210 quilos de carne. Se essa área fosse destinada a agricultura, seria possível produzir no mesmo período de tempo 5 toneladas de feijão ou 16 toneladas de trigo ou 40 toneladas de tomate (isso só para citar alguns exemplos).
Uma coisa que todo mundo precisa fazer é economizar água. Isso por que ela é um recurso natural precioso e cada vez mais escasso. De acordo com a organização mundial de saúde, mais de 1 bilhão de pessoas já não tem mais acesso a água potável… e a cadeia de produtos animais utiliza muita água. Para produzir um ovo por exemplo, são necessários 200 litros de água, 1 quilo de carne bovina, mais de 15 mil litros de água. Em outras palavras, um “bifinho” de 200 gramas precisou de mais ou menos 3.000 (3 mil) litros de água para chegar no seu prato.
Plantação de trigo
Bela plantação de trigo
Chega a ser ridículo dizer que esses animais são criados para alimentar a população do planeta. Existem 1 bilhão de pessoas passando fome no mundo. Mas não por que não existe alimento. Mais da metade da produção anual de grãos é consumida pelos animais em forma de ração. Em vez de plantar grãos para alimentar animais, que vão virar comida para os poucos que podem pagar por ela, por que não alimentar diretamente as pessoas? Metade dos grãos e hortaliças que os animais consomem seriam suficientes para acabar com a fome no mundo. Pode parecer uma conta simplista e ingênua, mas ela é real. Pra você ter uma idéia, com os cereais gerados para 205 gramas de carne bovina, dá pra alimentar 40 pessoas! É um sistema que só faz perpetuar a fome no mundo.
Como qualquer outra indústria, esse sistema precisa produzir o máximo com o mínimo custo. Então suínos e aves são criados em sistemas intensivos que podem abrigar milhares de animais. Os dejetos do abate e da criação desses animais poluem o solo, os lençóis freáticos, os rios e consequentemente o mar. Além disso, essa indústria está acabando com os peixes: 80% das espécies marinhas exploradas pela pesca já estão esgotadas ou já estão em declínio. A pesca do camarão por exemplo, é extremamente predatória. Para cada quilo de camarão pescado, podem ser jogados fora até 20 quilos de outros animais que vem junto nas redes. Muita gente acredita que consumir camarão criado em cativeiro é menos predatório, mas isso é um grande equívoco. As fazendas de camarão poluem e destroem os manguezais que são ecossistemas importantíssimos, e elas estão se espalhando pelo mundo todo. É muita devastação. A gente precisa parar essa atrocidade, porque nós temos somente 1 planeta… e desse jeito ele não vai aguentar muito tempo.
No Brasil, a fiscalização é precária e o poder da indústria agro-pecuária é imenso. Precisamos fazer a nossa parte divulgando essas informações, deixando de consumir esses produtos e também pressionando o governo para que tome medidas sérias para preservar o meio ambiente.
Pessoas em passeata protestando contra o consumo de carne, promovendo o veganismo
Os protestos tem aumentado em todo o mundo
Tudo que a gente afirmou agora não é invenção de ecologistas fanáticos pregando o fim do mundo. Essas informações são baseadas em dados científicos e estatísticas oficiais. A própria ONU, num relatório de 2010 afirma que nós precisamos reduzir o consumo de produtos animais para assim reduzir os impactos no meio ambiente.
Todos os dias nós somos bombardeados por comerciais que não se cansam de vender a ideia de que so comendo produtos de origem animal vamos conseguir as proteínas, as vitaminas, o calcio e o ferro necessarios para sermos sadios e felizes. Mentira. Eles só querem vender. Eles “esquecem” de mencionar que as pessoas vão engordar, vão ficar mais sujeitos a doenças cardiovasculares, a varios tipos de câncer, alergias, diabetes e muitos outros problemas de saúde. Uma pesquisa recente feita pela universidade de Havard mostrou que o consumo de carne vermelha processada, mesmo que pequeno, pode aumentar em até 20% o risco de morte prematura.
Alguem já ouviu dizer que couve-flor faz mal? Que o consumo diário de banana é prejudicial a saúde? Que arroz integral está associado a algum tipo de câncer? É claro que não. Uma alimentação balanceada e sem carne tem efeitos protetores sobre nosso organismo, pois tem mais fibras, mais gordura de boa qualidade, mais antioxidantes. Veja o que diz a Associação Dietética Americana e os Nutricionistas do Canadá:
“Dietas vegetarianas ou veganas corretamente planejadas são saudáveis, adequadas em termos nutricionais e trazem benefícios para a saúde na prevenção e no tratamento de determinadas doenças.”
Esses já benefícios foram reconhecidos por várias instituições conceituadas em todo o mundo.
Você sabia que o ser humano é o único animal que continua consumido leite mesmo depois de adulto? Quando nossa mãe não produz mais leite, a gente rouba dos filhotinhos. As vacas, como todas as fêmeas, inclusive as mulheres, só produzem leite quando precisam alimentar seus filhotes. Então, elas são inseminadas contra sua vontade para ficarem sempre grávidas. Assim que o bezerrinho nasce, ele é separado da mãe porque nós é que vamos tomar o leite que foi feito pra ele. Os bezerros machos de raças leiteiras não tem valor comercial por que nunca vão dar leite, então a maioria é vendida ao salsicheiro ou criada para produção de vitela. Para o sistema industrial e comercial, o lucro está a cima de qualquer compaixão. As vacasrecebem hormônio de crescimento pra sincronizar o sio produzindo assim muito mais leite do que o normal. Suas tetas ficam doloridas e inflamadas. Aí, precisam tomar antibióticos e todas essas substancias nocivas são passadas para nós através do leite e também dos seus derivados. Você fazia ideia de que tomar um simples copo de leite provocava tudo isso?
Vacas sendo ordenhadas por um homem sujo em ambiente sujo
Ordenha das vacas pelo cruel sistema industrial do leite.
Para não chocar os consumidores, o que acontece dentro de um frigorífico ou de um matadouro é trancado a sete chaves. Quer dizer, você pode consumir, mas não pode ver como foi feito, pois se você visse, dificilmente comeria. A imagem do produto vem disfarçada. Assim quando você come um hambúrguer ou um cachorro-quente, nem se lembra mais de que aquela carne é de um animal igual aos cães e gatos que você tem aí na sua casa e isso é muito interessante para indústria, é claro, pois quanto menos você percebe, mais você come. Você comeria seu cachorro? Outra estratégia que fazem para consumirmos mais carne, é fingir que os animais vivem bem. Nos comerciais e nas embalagens, os animais são bem cuidados, vivem alegres, mas a verdade é tão diferente…
Para você comer um ovo, as galinhas poedeiras passam a vida inteira num espaço do tamanho de uma folha A4. Elas vivem em gaiolas abarrotadas só comendo e botando ovos. Elas só saem dali para serem abatidas quando não conseguem mais botar ovos no ritmo desejado. É uma verdadeira linha de produção. Os frangos são amontoados em galpões enormes, as novas tecnologias podem acomodar até 22 aves num espaço de até 1 metro quadrado. Você acha isso natural? Na natureza, eles nunca cresceriam tão rápido e não teriam esse peito enorme como os frangos criados nesse sistema intensivo. Eles mal podem andar. Mas o peito é a parte mais cara, entendeu? A vida de perus, codornas, patos e outras aves criadas para nosso consumo não é diferente. E os peixes que morrem de modo horrível, asfixiados lentamente. Na criação intensiva os porcos são obrigados a viver na sujeira e amontoados. As porcas exploradas para reprodução passam longos períodos em baias tão pequenas que não conseguem nem virar o corpo! Esses animais vão passar a vida inteira presos nesses lugares. Eles nunca vão sentir o calor do sol. Nunca vão pisar na terra. Não pode haver tortura maior.
MALTRATAR ANIMAIS É CRIME PREVISTO POR LEI. Então por que essas leis não são aplicadas a esses animais? Talvez por que haja uma industria muito lucrativa por trás. A gente tá falando de uma linha de produção. Os animais sozinhos nunca se reproduziriam nessa escala. Esses modelos de produção intensiva foram baseados nos modelos das fábricas mesmo. E só se tornaram viáveis depois que surgiram as vitaminas, os antibióticos e as vacinas para reduzir as doenças provocadas por essas condições de vida. E não se iluda com  o que chamam de carne orgânicafrango caipira. Esses sistemas podem ser menos nocivos ao meio ambiente e os animais podem até viver melhor, mas acabam sendo mortos do mesmo jeito. Eles foram criados para serem mortos. Eu poderia ficar falando o dia inteiro sobre as atrocidades impostas aos animais impostas pela industria da carne. Eu poderia falar dos leitõezinhos, dos vitelos, dos coelhos, jegues, búfalos, cavalos, eu poderia falar do que chamam de “abate humanitário”, mas você não acredita que matar um animal tenha alguma coisa de humanitário não é?
Prato branco com garfo branco ao lado contendo uma delciosa salada vegana com feijão alface e pimenta
Deliciosa salada vegana
O fato é que essa industria cruel existe porque existe demanda. Então são os consumidores que tem o poder de fazer isso parar. Hoje, temos alternativas para mudar esse padrão de alimentação imposto; temos agora informação suficiente pra elevar nossa consciência e assumir a responsabilidade que temos como seres humanos.
Seja pelo respeito aos animais, seja pela saúde, seja ela Terra que é a nossa casa, seja vegano.
fonte:vida de vegetariano        referência: nos dias de noé

CONFIRA ABAIXO MAIS  ÓTIMOS LINKS DO SITE :NOSDIASDENOÉ SOBRE ESTE ASSUNTO:


http://www.nosdiasdenoe.tk/2013/03/o-consumo-excessivo.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+NosDiasDeNoe+%28Nos+dias+de+No%C3%A9%29



http://www.nosdiasdenoe.tk/2013/04/apos-queda-nas-vendas-mcdonalds-lanca.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+NosDiasDeNoe+%28Nos+dias+de+No%C3%A9%29



http://www.nosdiasdenoe.tk/2013/04/video-mcdonalds-no-brasil-graves.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+NosDiasDeNoe+%28Nos+dias+de+No%C3%A9%29


Nenhum comentário:

Postar um comentário

parcerias