quarta-feira, 8 de maio de 2013

Procon-SP autua 277 estabelecimentos durante operação Dia das Mães


As irregularidades encontradas foram em relação a informação dos preços dos produtos


As esquipes de fiscalização da Fundação Procon- SP autuaram 277 estabelecimento comerciais da capital chamada “Operação Dia da Mães”. A maioria das irregularidades encontradas foram em relação a informação dos preços dos produtos.

Entre os dias 29 de abril e 6 de maio, o Procon visitou 1.026 estabelecimentos comerciais na cidade de São Paulo, destes, 27% apresentaram problemas. Esse percentual é o mesmo do ano passado, quando apenas 425 pontos comerciais foram fiscalizados.
O principal problema verificado durante a operação foi em relação à inadequação da informação de preço. Ausência da informação de preço, preço informado somente em parcelas, sem o total para pagamento à vista, preço sem ostensividade, sem correção e sem clareza, foram as principais irregularidades encontradas pelos fiscais.
Paulo Arthur Góes, Diretor Executivo do órgão comentou os resultados

— Infelizmente ainda nos deparamos com um elevado número de problemas relacionados a um dos direitos mais básicos do consumidor, decisivo para o exercício da sua adequada escolha no mercado: o direito à informação de preço. Não é só no aspecto punitivo que atuamos para melhorar esse cenário, mas fundamentalmente na sensibilização dos fornecedores, por meio de ações educativas.

No interior, a fiscalização foi realizada pelos Núcleos Regionais do Procon-SP de Bauru, Presidente Prudente, Sorocaba, Santos, Campinas e São José dos Campos, com o apoio dos Procons municipais de Presidente Prudente, Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, São José dos Campos, Santos, Praia Grande e Guarujá.

As empresas autuadas responderão a processo administrativo, podendo ser multadas entre R$ 466 a R$ 7 milhões. O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação.

Você conhece os direitos do consumidor?


VIA : R7 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

parcerias